• chicocarreiro

Vinhos Dona Berta: 21 anos com a mesma assinatura. Tradição muito apreciada pela Chico Carreiro.



 

Os vinhos Dona Berta nascem a partir das melhores castas e clones, genuinamente portugueses e rigorosamente selecionados. Foram selecionadas as melhores castas (Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Sousão, Tinto Cão, Rabigato, Verdelho). A vinícola Dona Berta dispõe atualmente de um parque vitícola diversificado.


Na Quinta do Carrenho primeiro ocorreram as Vindimas “naturais”, depois as Vindimas “controladas”… primeiro com cubas de inox e depois com pipas de carvalho francês.

Todo o processo foi acontecendo – tendo culminado, no ano de 2001, com os primeiros vinhos Dona Berta – Dona Berta Reserva Tinto 2001 e Dona Berta Vinhas Velhas Rabigato 2001.


Passados 21 anos mantem-se a mesma assinatura, talvez mais “redonda” e com menos “impurezas”, mas na essência os mesmos vinhos.


Falamos dos vinhos Assinatura, que são produzidos com requinte de qualidade e continuam a nos acompanhar e a nos encantar nos dias atuais.


 

A vinícola Dona Berta possui 2 hectares de vinhas centenárias, pré-filoxéricas com castas da época, algumas das quais inclusivamente já não constam do registo atual de castas do IVDP. São castas como o Casculho, o Cornifesto, a Tinta Raiz a Silveirinha, o Donzelinho, e o Folgazão.

242 visualizações0 comentário