• CHICO CARREIRO

Dona Berta Sousão 2013 pelo crítico americano Robert Parker: 92 pontos!

Atualizado: Jan 20


CASTAS E CLIMA: O Sousão é uma das castas tintas mais cultivadas em Portugal. Tem por solar o Noroeste do País, onde é conhecida por Vinhão, produz generosamente e dá origem aos melhores verdes tintos do Minho, em especial, da zona de Basto e Amarante. No Douro origina vinhos de estilo muito diferente dos verdes, mas com um caráter inconfundível – cor retinta, aroma com notas vegetais, grande frescura de boca, enorme concentração de taninos e, naturalmente, excelente grau alcoólico.

PROVA ORGANOLÉPTICA: É retinto na cor, apresentando-se virtualmente opaco aos raios de luz. O aroma, de início, é discreto com ligeiras notas de fruta e sem o caráter vegetal, próprio da casta quando amadurece mal. Na boca não deixa ninguém indiferente, graças à elevada acidez, enorme concentração de taninos macios e alguma mineralidade. Está pronto a beber, mas ganhará qualidades com algum tempo de garrafa.

APTIDÕES: O vinho precisa de pratos fortes, com alguma acidez e bastante gordura, para exprimir todo o seu potencial gastronômico. Por isso, nada melhor que uma lampreia à bordalesa, um galo de cabidela ou uma boa chanfana para o ver brilhar e nos deixar felizes.


4 visualizações